terça-feira, 27 de março de 2012

Preconceito



Como pode nos dias atuais alguém ser assumidamente preconceituoso?
Como pode alguém que pensa, concordar com o PRÉ CONCEITO????
Preconceito é você aceitar algo já imposto, sem conhecimento, sem se dar ao mínimo trabalho de pensar!!!!!!!!!!!
Ok, és preconceituoso, mas também diga no mesmo tom que não pensa! Quem pensa não tem preconceito, tem um opinião embasada em alguma coisa, coisa essa que pode estar certa ou errada, e sempre aberta à novas análises.
Indo mais à fundo... Preconceito racial, social, de gênero, cultural... É uma forma velada de não ver o outro como igual!! E quando isso acontece, os valores mudam, as dores são diminuídas, os direitos são contestados...
Não entra na minha cabeça que uma pessoa se sinta mais humana por ter dinheiro, por não ser negra, por ser homem... E pior, não consegue ver, ou a burrice e preguiça de pensar não deixa que ela assuma que somos iguais como indivíduos!
Opinião cada um tem o direito de ter, mas querer o direito de ser superior ao seu igual é loucura!! Não se explica, e nem se entende, ao menos para quem se dá ao trabalho de ser humilde por um minuto que seja.
Pessoas boas e ruins sempre existiram. Em todas as categorias, e sempre vão existir.
Já ouvi merdas por ser mãe solteira, por ser humanista, por ser contestadora... E até por não usar maquiagem!!!! Por tudo isso, já me chamaram de vagaba, defensora de bandidos, anarquista e até SAPATÃO!!!! E por pessoas que nunca trocaram nem um “oi” comigo.
Mas... Sou branca, inteligente, reservada, sempre estudei em escola particular, e moro na zona Sul!!! Viu só como mudam as coisas... Nessa visão, eu seria uma mulher divorciada, legalista, consciente e autêntica! Viu como a porra do preconceito cria verdades que não existem, e julga de acordo com a conveniência?!
Tenho me esforçado para ser boa e gentil... Mas isso, ninguém nunca reparou. Por quê, cacete? É tão cansativo olhar alguém pelo que ela é?

Gizelle Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário